sábado, 13 de setembro de 2008

cinema russo contra-ataca

O governo russo planeja investir e promover filmes com conteúdos "mais humanos e patrióticos" do que os atuais. Não fui eu nem minha vizinha quem disse isso, foi o próprio ministro da cultura, Alexandre Avdeev. Admiro propostas como essa, de apoio aos diretores e produtores - iniciantes, jovens e/ou sem fontes de recursos maiores.
Mas a questão é a seguinte: esses apoios - como acontece até mesmo aqui no Brasil com os editais -dependem de um processo de aprovação do projeto, e podem portanto, ficar submetidos a critérios de escolha que sejam do interesse de quem seleciona. É a velha história da censura, de que nós temos conhecimento prévio por essas bandas tupiniquins.
Não sei ao certo como esse projeto vai funcionar na Rússia, mas arrisco dizer que incluirá um processo de seleção para a liberação dos recursos, porque é assim mesmo que funciona. Espero apenas que não prejudique a liberdade de expressão e a criatividade no meio cinematográfico, que exerce grande - e fundamental - influência sobre opiniões e comportamentos.

2 comentários:

Túlio disse...

Filmes humanos são pra maricas. Viva os Testosteronas Totais! Viva Schwarzeneger e cia.!

Felype's disse...

Como diz o ditado, de boas intenções o inferno ta cheio. Isso é mais uma ação da industria da vodka pra promover seu álcool no mercado. Serão histórias de depresivos que querem dar cabo da vida e que consomem muita, muita vodka. Tenho dito!