sábado, 13 de setembro de 2008

AKIRA: NEO-TOKYO está a ponto de explodir!

Se você é viciado em animês, pesquisa sobre esta área na internet, ou mesmo teve acesso ao canal Locomotion quando criança, deve ter ouvido falar desta obra. E é em comemoração aos seus 20 anos e ao lançamento do DVD brasileiro que falarei um pouco sobre este filme e a razão deste filme estar dentre um dos maiores longas de animação já produzidos!

Texto originalmente publicado em http://www.ointergalatico.blogspot.com/

AKIRA, criado pelo genial Katsuhiro Otomo, em sua versão mangá, atingiu altíssimos níveis de popularidade no Japão ao longo de sua publicação, que durou de 1982 a 1990. Foi então que, em 1988, foi lançado o longa animado nos cinemas. A película foi chocante em vários aspectos: houve uma verdadeira revolução na história da animação quadro a quadro, com incrível sincronização de voz e movimento de lábios, perfeita fluidez dos movimentos e imagens com altíssima definição nos pequenos detalhes. As relativamente altas doses de violência presentes na história também não eram muito comuns nas animações daquela época, além das temáticas bastante adultas que permeiam a narrativa. A influência em demais obras do animê lançadas décadas depois foram inevitáveis, apesar de poucas terem atingido o mesmo nível de excelência deste verdadeiro marco da animação japonesa. Depois de constatada também a popularidade mundial da série, será filmada, para 2009, uma versão live-action hollywoodiana dá série, idéia que, particularmente, não me agrada muito ("Kaneda" americano em uma "New-Manhattan", putz!).

Vamos a um breve resumo:

Estamos situados na cidade de NEO-TOKYO, lugar que foi palco de um misterioso ataque a "bomba" que deu início à Terceira Guerra Mundial, há pouco tempo reconstruída. Nos primeiros minutos ele se mostra como uma metrópole grandiosa, opressora e, particularmente nesse momento, fervilhante, onde uma revolução parece inevitável! O nome AKIRA ecoa de todos os cantos, apesar de ninguém saber realmente do que ele se trata. Então somos apresentados ao personagem principal, Kaneda. Ele é um jovem colegial líder de uma gangue de delinqüentes juvenis de posse de motocicletas (sendo a de Kaneda uma das marcas registradas do filme) que promoviam diversas atividades, tais como pilotar de noite pelas ruas da cidade, já tendo feito uso de certas "pílulas estimulantes", a fim de travarem batalhas com outras gangues e se divertirem ilicitamente. Numa dessas aventuras, Tetsuo, melhor amigo de Kaneda, sofre um grave acidente causado por uma criança desconhecida e com aspecto envelhecido. A partir desse incidente, Tetsuo começa a manifestar estranhos poderes paranormais e passa a ser sondado por uma misteriosa organização militar. Então, observamos a escalada de Tetsuo, de um mero baderneiro adolescente, a uma verdadeira ameaça em escala global! Nesse panorama, apenas uma força tão poderosa quanto ele poderá detê-lo!

É claro que ainda há muitos personagens que não foram citados nesta pequena sinopse. O que realmente é AKIRA você só concluirá após assistir ao filme. E, para isso, não existe uma definição certa, vale a interpretação de cada um. Me lembro de ter ficado tão perplexo quanto quando assisti 2001: Uma Odisséia no Espaço pela primeira vez. Achou a comparação absurda? Assista, e verá!E, para quem gostar mesmo do filme, eu recomendo a leitura do mangá. Ele oferece uma experiência ainda mais integral que o filme, pois a história é mais longa e, em determinado momento, a narrativa toma uma direção totalmente diferente que a do filme (apesar de os finais coincidirem). Basta dizer que, no mangá, AKIRA está vivo!

A edição nacional em DVD de AKIRA foi lançada em 23/04/2008, que incluiu a versão remasterizada Widescreen e, na edição de colecionador, a versão original Fullscreen, recheada de extras.

"A memória de AKIRA vive em nossos corações!”.


Peron Queiroz

Um comentário:

jéssica. disse...

"Neo Tóquio vai mudar em breve. Esta cidade está saturada, em todos os aspectos. É como uma fruta amadurecida demais. E dentro dela existe uma nova semente. Temos apenas de esperar que o vento a faça cair. Um vento chamado Akira."


acabei de ver o filme e estou perplexa. muito bom!